Apresentação

Missão

Atualmente é inegável o contributo dos Caminhos que rumam a Santiago de Compostela no desenvolvimento sociocultural e turístico dos vários territórios por eles atravessados e os respetivos impactos positivos na sua economia local, principalmente no interior do país. Foi neste contexto que, em Maio de 2019, foi criada a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago, projeto que já vinha sendo desenvolvido desde 2015 por vários parceiros fundadores, com os apoios respetivos do Turismo de Portugal e Direção Geral de Património Cultural.

Assim, a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago resultou da necessidade de existência de uma organização que permitisse a concertação de todas as matérias relacionadas com os Caminhos de Santiago em Portugal, associando à volta deste projeto os Municípios, Associações de Peregrinos e todas as Instituições privadas ou públicas relacionadas com esta temática.

A Federação Portuguesa do Caminho de Santiago tem como principais responsabilidades servir de plataforma de comunicação com as entidades nacionais (Turismo, Cultura, Igreja e Associações) e internacionais, através da Federação Europeia dos Caminhos de Santiago, Fundação Xacobeo e Instituto Cultural do Conselho da Europa; proceder à promoção dos Caminhos Portugueses de Santiago a nível nacional e internacional; organizar eventos e seminários relacionados com a temática dos Caminhos de Santiago e ainda, tendo em vista o atual DL 52/2019 apoiar os procedimentos para as respetivas certificações dos Caminhos de Santiago Portugueses, assim como a Certificação como Itinerários Culturais Europeus.

Principais Atividades

A Federação Portuguesa do Caminho de Santiago celebrou, no passado dia 17 de maio, dois anos de existência e ampla atividade. Conta atualmente com cerca de meia centena de associados em território nacional, ao longo das várias vias históricas de peregrinação no nosso país, entre Municípios e Associações de Apoio ao Peregrino, encontrando-se outras 40 entidades, atualmente, em processo de adesão, as quais irão reforçar o intuito da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago em se constituir como fator de coesão nacional em torno da temática jacobeia.

Entre as atividades realizadas pela nestes primeiros dois anos de existência, destacam-se de seguida as mais relevantes:

  • Renovação da Certificação do Caminho de Santiago como Itinerário Cultural Europeu, pelo Conselho de Europa, válida até 2023.
  • Participação no Conselho Consultivo de Certificação do Caminho de Santiago em Portugal.
  • Comemoração do «Dia Europeu do Caminho de Santiago», iniciativa que em 2020 se suspendeu devido à pandemia, e que em 2022 se tentará retomar, com atividades temáticas simultâneas em todos os Caminhos de Santiago na Europa.
  • Comemoração do «Dia de Santiago (25 de julho)», através da promoção conjunta de um calendário de atividades temáticas ao longo dos vários caminhos portugueses, uma iniciativa em estreita colaboração com os associados.
  • Protocolos de colaboração com a Federação Europeia do Caminho de Santiago, com várias entidades Regionais de Turismo e com Comunidades Intermunicipais ao longo dos Caminhos de Santiago Portugueses.
  • Elaboração e Colaboração em Processos de Certificação dos Caminhos Portugueses (Caminho Interior, Viseu-Chaves e Coimbra-Viseu; Caminho de Torres; Caminho Minhoto Ribeiro; Caminho Central).
  • Desenvolvimento de novos Projetos de Dinamização e Certificação nacional de Vias Históricas de Peregrinação a Santiago de Compostela (com especial incidência na Zona Centro).
  • Adesão contínua de novos membros, desde a data de fundação da Federação (17/05/2019), apesar dos constrangimentos inerentes à pandemia, bem como a informação e apoio às entidades em processo de adesão.
  • Programação de Atividades envolvendo a Federação e a Junta da Galiza, a partir de Outubro de 2021, na retoma das peregrinações seguras e celebração do Ano Santo.
  • Promoção, Divulgação e Inovação no Caminho de Santiago, em Portugal.

Ato Formal de Criação da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago

Ato Formal de Criação da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago (Pedras Salgadas, Vila Pouca de Aguiar, em 19 de maio de 2019)

Presença da Federação Europeia dos Caminhos de Santiago e do Instituto dos Itinerários Culturais do Conselho da Europa

Presença da Federação Europeia dos Caminhos de Santiago e do Instituto dos Itinerários Culturais do Conselho da Europa no Ato Formal de Criação da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago (Vila Pouca de Aguiar, em 19 de maio de 2019)

Banner de divulgação da iniciativa

Banner de divulgação da iniciativa «Dia Europeu do Caminho de Santiago», com atividades simultâneas nos vários países da Europa, nos dias 19 e 20 de outubro de 2019

Assinatura do Protocolo entre a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago

Assinatura do Protocolo entre a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago, em Santiago do Cacém, a 4 de setembro de 2019

Participação na Primeira Reunião do Conselho Consultivo de Certificação Nacional

Participação na Primeira Reunião do Conselho Consultivo de Certificação Nacional, em Lisboa, a 17 de setembro de 2019

Apresentação Pública da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago

Apresentação Pública da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago, a convite do Alcaide de Vigo e da Xunta de Galicia, em Vigo, a 16 de outubro de 2019.

Reunião da Direção da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago

Reunião da Direção da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago, em Tomar, a 11 de setembro de 2020.

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
X