Coleção de Emojis

«EMOJI’S» PARA EXPRESSAR O CAMINHO DE SANTIAGO NUM MUNDO GLOBAL

Os «emoji’s» surgiram no Japão, na mudança do milénio, e procuram, através de um só símbolo, expressar uma palavra, ideia ou emoção. Foram adotados com grande sucesso pelo fenómeno das redes sociais, pois permitem humanizar as mensagens e traduzir, de forma simplificada, o sentimento do autor.

A coleção de «emoji’s» proposta pela Federação Portuguesa do Caminho de Santiago tem por objetivo reforçar a presença e identidade digital do Caminho de Santiago e do seu principal autor, o Peregrino, permitindo que este possa fazer uso de pictogramas para comunicar um sentimento, uma ideia, uma localização ou outras mensagens de contexto com a sua ligação ao Caminho de Santiago e sua experiência no mesmo.

Esta iniciativa, que se realiza em pleno Ano Santo Jacobeu 2021-2022, pretende também assumir-se como uma causa, em prol da defesa do Caminho de Santiago e do próprio Espírito Jacobeu, numa sociedade global, junto dos Peregrinos e Cidadãos do presente e do futuro.

 

NOVOS «EMOJI’S» PROPOSTOS EM ANO JACOBEU

  1. A Seta Amarela do Caminho de Santiago: A seta amarela é hoje um dos símbolos mais internacionais do Caminho de Santiago, estando presente em quase todos os caminhos rumo a Santiago de Compostela.
  2. Catedral e Albergue de Santiago de Compostela: Para além da Catedral de Santiago de Compostela, destino último da peregrinação, propõe-se também um «emoji» que represente todos os alojamentos e albergues do Caminho; os quais surgem retratados com a iconografia típica de hostel à qual se aliou a vieira de Santiago.
  3. Concha/ vieira: A vieira/ concha que podemos ver esculpida numa grande quantidade de igrejas ou monumentos, e atualmente representada, junto à seta amarela, em toda a sinalética ao longo do caminho. Acredita-se que era utilizada pelos primeiros peregrinos essencialmente enquanto recipiente para beber água das fontes.
  4. Concha/ vieira estilizada (símbolo das Federações Europeia e Portuguesa do Caminho de Santiago)
  5. Peregrino de Santiago – Pegada e Silhueta: De modo a representar o Peregrino do Caminho de Santiago, surge o emoji com a pegada da bota do Peregrino de Santiago e a reconhecível imagem do Peregrino de Santiago com o bastão e cabaça.
  6. Cruz de Santiago: Cruz pátea, símbolo do Cristianismo e da proteção de Deus.
  7. Cabaça de Santiago: A cabaça de Santiago refere-se ao sistema de transporte de água utilizado pelos antigos peregrinos na época medieval durante o Caminho.Catedral e Albergue de Santiago de Compostela: Para além da Catedral de Santiago de Compostela, destino último da peregrinação, propõe-se também um «emoji» que represente todos os alojamentos e albergues do Caminho; os quais surgem retratados com a iconografia típica de hostel à qual se aliou a vieira de Santiago.

 

COMO FOI FEITA A CANDIDATURA?

O sistema mundial de «emoji’s» encontra-se atualmente regulado, para garantir coerência e regras, bem como para que as diversas plataformas possam suportar corretamente a iconografia existente. O Consórcio UNICODE licencia os padrões de forma aberta e gratuita sob várias licenças de código aberto. Sob essas licenças, os fornecedores implementam «emoji’s» codificados nos seus produtos para serem usados em todo o mundo.

Reconhecendo que existe uma lacuna, entre os «emoji’s», no que se refere à temática jacobeia, a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago elaborou e submeteu dossier de candidatura para inclusão dos «emoji’s» propostos, preenchendo todos os requisitos necessários. Caberá agora à UNICODE, como entidade reguladora, analisar o pedido, de acordo com os seus critérios de avaliação, como a estimativa da frequência de utilização, a multiplicidade de contextos, a utilização sequencial, o pioneirismo da proposta, a capacidade de distinção, entre outros.

 

A PRESENÇA DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE SANTIAGO NO AMBIENTE DIGITAL

Consciente da importância da comunicação digital no contexto dos Caminhos de Santiago, seja para divulgar as vias históricas de peregrinação, para orientar e contactar peregrinos em trânsito, promover o património jacobeu ou disseminar boas práticas entre entidades, a Federação Portuguesa está a implementar uma estratégia gradual de representação no ambiente digital.

Nesse sentido, lançou recentemente o seu Website Oficial (www.fpcsantiago.pt) onde se pode encontrar informação sobre todos os Associados da Federação, os requisitos para se poder associar, bem como informação útil de apoio ao Peregrino e às entidades ao longo do Caminho de Santiago, em Portugal.

A Federação Portuguesa do Caminho de Santiago conta, desde a sua fundação, com uma Página Oficial na Rede Facebook (/fpcsantiago), estando também a ser preparada a participação noutras redes sociais.

O hashtag #fpcsantiago foi criado com o objetivo de destacar as publicações da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago e dos seus parceiros.

 

ATIVAÇÃO SOCIAL NAS REDES

A circulação acelerada da informação nas redes sociais, de forma síncrona e global, promove novas formas de ativação social, na expressão de causas, ideias e interesses comuns a pessoas de variadíssimas localizações geográficas e contextos socioeconómicos.

Desta forma, a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago procura, com esta ação, sensibilizar e estimular a valorização e proteção do Caminho de Santiago e da peregrinação, através das redes sociais, junto de uma comunidade em que os mais jovens predominam mas não constituem público exclusivo, já que as redes sociais são utilizadas de forma cada vez mais transversal pela população mundial.

Assim, a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago apela a todos os peregrinos, amigos e simpatizantes do Caminho de Santiago para que colaborem ativamente na divulgação desta iniciativa, interagindo e partilhando as publicações que oportunamente faremos nas nossas redes oficiais, e, esperamos nós, utilizando muito, no futuro, os novos «emoji’s» que propusemos.

 

CONTACTOS

  • Federação Portuguesa do Caminho de Santiago
  • E-mail: geral@fpcsantiago.pt
  • Telefones: +351 259 419 100/ +351 961 537 588
  • Rua Dr. Henrique Botelho. 5450-027 Vila Pouca de Aguiar

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
X