Município de Alvaiázere

Apresentação

Os Caminhos de Santiago são os percursos dos peregrinos que afluem a Santiago de Compostela desde o século IX para venerar as relíquias do apóstolo Santiago Maior, cujo suposto sepulcro se encontra na catedral de Santiago de Compostela. A peregrinação foi uma das mais concorridas da Europa medieval, cuja importância só era superada pela Via Francigena (com destino a Roma) e Jerusalém, sendo concedida indulgência plena a quem a fizesse. Depois de vários séculos relativamente esquecida, desde os anos 1980 que a popularidade da peregrinação tem crescido substancialmente, embora grande parte das pessoas que fazem o Caminho — nome pelo qual é também conhecida a peregrinação — atualmente não o façam por motivos religiosos. O Caminho tornou-se um itinerário espiritual e cultural de primeira ordem, que é percorrido por dezenas ou centenas de milhares de pessoas todos os anos. Foi declarado Primeiro Itinerário Cultural Europeu em 1987 e Património da Humanidade (na Espanha em 1993 e na França em 1998).

Os caminhos espalham-se por toda a Europa e vão entroncar nos caminhos espanhóis. Com exceção das várias vias do Caminho Português e do Caminho da Prata, do qual uma variante atravessava o nordeste de Portugal, que têm origem a sul, e do Caminho Inglês que vinha do norte, a maior parte liga-se ao Caminho Francês, cuja rota mais popular entra em Espanha na zona de Pamplona (Roncesvalles), se encontra com as restantes em Puente la Reina e segue ao longo do norte de Espanha. O Caminho é geralmente feito a pé, mas também pode ser feito de bicicleta, a cavalo, ou até de burro.

Os peregrinos (do latim per ægros, “aquele que atravessa os campos”) têm como símbolo uma vieira, a venera, cujas origens se atribuem aos povos ancestrais que antes do cristianismo peregrinavam a Finisterra, durante muitos séculos considerado o local mais ocidental do mundo conhecido e, como tal, o fim do mundo. O Caminho de Santiago é popularmente associado desde séculos à Via Láctea, por supostamente indicar o caminho para Santiago de Compostela à noite. Via Láctea é um dos nomes dado ao Caminho e um dos nomes populares da galáxia em Espanha e Portugal é Caminho ou Estrada de Santiago.

Evidências do Caminho

O Caminho de Santiago atravessa o concelho de sul a norte numa extensão total de 15 Km, sendo que a estadia em Alvaiázere constitui a sexta etapa do Caminho Português Central.
Alvaiázere tem um notável património natural, sendo que o percurso do Caminho, no concelho, está integrado na mancha do concelho que integra a Rede Natura 2000.
Olivais milenares, pontuados por parcelas de vinhas velhas que constituem atividades agrícolas neste território desde a ancestralidade; a flora autóctone com um sem fim de ervas aromáticas, orquídeas selvagens ou bosques de carvalho-cerquinho, cuja mancha, em Alvaiázere, se assume como a maior e mais bem preservada da Europa; a paisagem cársica, com a Serra de Alvaiázere a impor-se (ponto mais alto do maciço de Sicó), como cenário encorajador para a caminhada exigente, mas não menos prazerosa.
Durante o percurso o peregrino passa em diversos lugares, pictóricos e pitorescos, pela sua identidade: a Quinta da Cortiça, no lugar que lhe dá o nome, a pedra calcária da calçada, do muro de pedra seca ou de alguns edifícios imemoriais, em Outeirinho ou Feteiras. Em Alvaiázere, sede do concelho, se o cansaço não de apoderar da vontade, recomenda-se uma visita ao Museu Municipal, ou simplesmente desfrutar do acolhedor centro urbano da vila sede de concelho.

Contactos da Entidade

Posto de turismo de Alvaiázere: (+351) 236 650 690

Museu Municipal de Alvaiázere: (+351) 236 650 710

Bombeiros Voluntários de Alvaiázere: (+351) 236 650 510

GNR: (+351) 236 650 030

Táxi: (+351) 236 655 377

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo