Município de Oliveira de Frades

Apresentação

O concelho de Oliveira de Frades situa-se no Distrito de Viseu. Conjuntamente com os concelhos de Vouzela e de S. Pedro do Sul integra a sub-região de Lafões.
Por todo o concelho proliferam vestígios de um passado longínquo, manifestações de um património rico e diversificado. Ao longo de milhares de anos, por aqui passaram e se fixaram diferentes povos, deixando vestígios de uma prolongada permanência, contribuindo para a humanização da paisagem.
Rural por natureza, o concelho nas últimas décadas, seguiu o caminho da industrialização e modernização.
O concelho de Oliveira de Frades integra o Caminho de Santiago Caramulo Vale do Vouga.

Evidências do Caminho

A inscrição do Padrão da Albergaria, referência histórica da antiga Albergaria de Reigoso (fundada em 1195, por vontade do Alcaide Cerveira e Elvira Rabaldes), é um testemunho da passagem dos Peregrinos de Santiago, pelo território de Oliveira de Frades.
Este concelho integra o Caminho de Santiago Caramulo e Vale do Vouga, que faz a ligação entre Viseu e Albergaria-a-Velha, unindo o Caminho Interior ao Caminho Central ou Português.
Em Oliveira de Frades atravessa quatro freguesias e tem início em Santiaguinho (no limite com Paços de Vilharigues – Vouzela), terminando nas Benfeitas (no limite com Ereira – Sever de Vouga).
Ao longo dos 19 km, com passagem por diversas aldeias, zonas florestais e caminhos agrícolas; abundam recantos bucólicos que favorecem a introspeção que esta Caminhada exige.
A escolha do traçado baseou-se na existência de vestígios históricos associados à peregrinação a Santiago de Compostela. O peregrino percorre diversos troços existentes da antiga via romana, que de Viseu ia entroncar perto de Águeda, na via militar de Aeminium (Coimbra) a Cale (Gaia); e mais tarde conhecida por estrada “velha ou do peixe” (importante via de comunicação medieval, que ligava o interior ao litoral), onde se cruzavam almocreves e peregrinos.
Ao longo do Caminho o património é rico e diversificado: diversos troços da estrada romana, fontes, cruzeiros e alminhas. No património religioso edificado, revestem-se de especial importância a Capela de Santiaguinho e a Igreja Paroquial de Reigoso, local de culto importante para os peregrinos. A construção deste templo está também associada ao Alcaide Cerveira, patrocínio confirmado pela inscrição embutida numa das paredes do templo. Destaca-se também o portal da fachada principal decorado com uma vieira, símbolo jacobino.

Contactos da Entidade

presidencia@cm-ofrades.com
232760300

Informação útil ao peregrino

O Município de Oliveira de Frades procedeu à requalificação da antiga Escola Primária das Benfeitas em Albergue de Peregrinos; financiada pelo PDR2020 – via ADDLAP.
A intervenção dotou o edifício de condições físicas, de conforto e sanitárias, para os peregrinos recuperarem física e mentalmente entre jornadas.
Terá uma lotação máxima de 10 peregrinos. Está equipado com dormitório comum (5 beliches), cacifos, cozinha devidamente equipada, sala para refeições/convívio, sanitários separados masculinos/femininos com duche, ar condicionado, painel solar e termoacumulador para aquecimento de águas para banhos e cozinha, depósito para recolha e reutilização de águas pluviais para lavagem de calçado/bicicletas, WI-FI, mesas de madeira no exterior para convívio.
A abertura ao público está prevista para outubro de 2021.

Contactos úteis

N.º de Apoio ao Peregrino e Albergue de Peregrinos – 961 786 064.
E-mail provisório – patrimoniostempo@cm-ofrades.pt

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
X