Selo «Hospitalidade Jacobeia» – FAQ´S
1. Com que objetivo foi criado o selo “Hospitalidade Jacobeia”?
O Selo «Hospitalidade Jacobeia», da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago, visa reconhecer e valorizar a qualidade no atendimento e na prestação de apoio, característicos do espírito jacobeu, pelas entidades certificadas, respondendo ativamente às necessidades específicas dos peregrinos. Trata-se de uma ferramenta de apoio à valorização e promoção do Caminho de Santiago em Portugal, que permitirá destacar as boas práticas existentes nas vias históricas de peregrinação a Santiago de Compostela existentes no nosso país, e o contexto em que se inserem, à escala europeia, convergindo numa procura crescente por peregrinos nacionais e estrangeiros.
2. Quais são os critérios valorizados?
Segundo os critérios regulamentares para atribuição do selo, valorizam-se todos os serviços especializados ao peregrino devidamente credenciado, como a prática de descontos, a prestação de informação especializada sobre o Caminho de Santiago em causa (percurso, extensão, grau de dificuldade, serviços de apoio e contactos úteis), disponibilização de carimbo próprio para carimbar a credencial de peregrino, possibilidade de proporcionar «transfer» de/para ponto de fim/início de jornada, disponibilidade de espaço fechado para estacionamento de bicicletas, oferta de serviços de lavagem/ secagem de roupa, entre outras vantagens que, com empatia e criatividade, possam diferenciar a oferta aos peregrinos de Santiago.
3. É possível consultar o regulamento?
O regulamento da iniciativa, bem como o formulário de candidatura, podem ser solicitados pelo email geral@fpcsantiago.pt; serão enviados, em formato digital, em resposta ao email.
4. Quando e como pode ser feita uma candidatura?
O pedido de adesão ao selo «Hospitalidade Jacobeia» pode ser feito a qualquer momento, através do preenchimento do formulário de candidatura, disponibilizado pela Federação Portuguesa do Caminho de Santiago, o qual deve ser remetido à Direção da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago, preferencialmente por correio eletrónico (fpcaminhodesantiago@gmail.com), com todos os elementos nele mencionados.
5. Quem analisa as candidaturas e atribui o selo?
A apreciação das candidaturas recebidas é feita pela Direção da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago, tendo por base o sistema de qualificação definido em regulamento, sendo depois comunicado o resultado e, em caso favorável, atribuído o Selo «Hospitalidade Jacobeia».
6. Qual é o custo para e entidade que faz o pedido?
A candidatura é isenta de custo para a entidade proponente.
7. O selo «Hospitalidade Jacobeia» constitui uma forma de licenciamento de carácter legal?
Não. O selo «Hospitalidade Jacobeia» atesta, em nome da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago, a garantia de qualidade de produtos e serviços aos quais foi atribuído, nas vertentes consideradas em regulamento, não se sobrepondo, nem substituindo a avaliação/ fiscalização de carácter legal, operativo e específico de cada um dos subsetores turísticos nele integrados.
8. Albergues de Peregrinos podem ser distinguidos?
Sim. A entidade que gere o Albergue de Peregrinos poderá preencher e submeter o respetivo formulário de candidatura, prestando as informações solicitadas. A candidatura será avaliada pela Direção, que decidirá da atribuição do selo.
9. Um alojamento formal, como um hotel, alojamento local ou aldeamento turístico, pode candidatar-se?
Sim, desde que possua uma oferta diferenciada para os peregrinos de Santiago. A gerência do alojamento em causa poderá preencher e submeter o respetivo formulário de candidatura, prestando as informações solicitadas. A candidatura será avaliada pela Direção, que decidirá da atribuição do selo.
10. Qual é a validade do selo, uma vez atribuído?
O selo atribuído é válido por um período de 4 anos. Não obstante, a entidade à qual foi atribuído o selo poderá ser sujeito a auditorias e avaliações por parte da Direção da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago. Findo esse período, a entidade aderente deverá enviar um pedido de renovação do selo via email, que será alvo da avaliação da Direção, a qual poderá solicitar elementos adicionais para garantir a manutenção do selo.