Mais uma vez, a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago participou na maior feira nacional de turismo, abordando o foco do património, em especial o imaterial, ao longo dos traçados históricos de peregrinação em Portugal. Apresentam-se de seguida os destaques dos principais momentos, por dia.
Consulte aqui, também, o resumo audiovisual da nossa participação, através do vídeo: https://www.facebook.com/fpcsantiago/videos/407580835255506
– Dia de Abertura
A participação da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago no primeiro dia da Bolsa de Turismo de Lisboa surpreendeu pelo networking, pelo grande número e qualidade dos contactos estabelecidos. O Caminho de Santiago é, de facto, um tema muito querido também do público profissional, sendo adicionalmente uma paixão pessoal de muitos quantos passaram pelo espaço da Federação no maior certame de turismo do nosso país.
– 2º Dia (Público Profissional)
Mais um dia muito produtivo para a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago, muita procura pelo espaço e pelo tema, excelentes oportunidades de promover as vias históricas de peregrinação a Santiago de Compostela no nosso país, as joias patrimoniais e os tesouros imateriais que o Caminho de Santiago guarda para todos quantos trilham Portugal com alma de peregrino. Neste dia, com a possibilidade de ouvir as preciosas dicas diretamente de quem conhece os caminhos como as linhas da palma da mão – um obrigado especial à Associação Espaço Jacobeus. Uma palavra de apreço também para todos os Agentes «Hospitalidade Jacobeia» que têm passado no nosso espaço para partilhar connosco os desafios de adaptar a oferta turística às necessidades próprias do peregrino.
– 3º Dia (abertura ao público geral)
O espaço da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago recebeu neste dia visitantes profissionais, abrindo a feira ao público geral a partir das 17h, e até domingo. Contámos novamente com o entusiástico apoio dos nossos associados, que trouxeram o coloridos das animações em torno do tema do Caminho de Santiago, valorizando o património imaterial e os sabores dos territórios ao longo das vias de peregrinação. Houve ainda lugar à apresentação da Asicotur, com o grande amigo desta Federação Dom Alexandro Rubin a convidar para o nosso espaço, em parceria com o Município de Braga, uma comitiva internacional de grande destaque, e mais ao fim da tarde, a apresentação do Caminho de Leon de Rosmithal, pela mão do Município da Póvoa de Lanhoso. Momentos únicos de partilha e convívio que reforçam os laços humanos que caracterizam esta Federação.
– 4º Dia (Fim de semana aberto ao público)
O público invadiu a FIL, num dia cheio de animação e muito interesse e curiosidade sobre o Caminho de Santiago. Muitos peregrinos vieram partilhar os seus testemunhos e outros tantos pedir dicas e conselhos para planear a sua primeira peregrinação. Contaram com as palavras incentivadoras dos hospitaleiros do Albergue de Peregrinos do Mosteiro de Vairão, hoje presentes no espaço da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago. Ficam as imagens para memória futura!
– Último dia (Para o ano há mais… Caminho!)
Com uma afluência surpreendente para um domingo de sol em Lisboa, a participação da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago na Bolsa de Turismo terminou em grande. Esgotámos pela primeira vez todo o material gráfico produzido e o merchandising oficial estimado para esta feira, com a certeza de que veremos crescer nos próximos meses a procura de informações através dos meios digitais, sempre disponíveis e em constante atualização. A Direção da Federação agradece de forma especial todas as pessoas que se revezaram no atendimento e animação do nosso espaço, sem mãos a medir, e que foram inexcedíveis, sem exceção, ficando muitas vezes além do horário acordado, e dando uma ajuda extra sempre que necessário. É gratificante perceber que estamos todos no mesmo barco, com o objetivo claro de contribuir para o sucesso do Caminho de Santiago em Portugal. Bem hajam todos!