Certificado de Rota Cultural Europeia

O programa Itinerários Culturais do Conselho da Europa foi lançado em 1987 pelo Conselho da Europa, com a finalidade de “demonstrar, através da viagem no espaço e no tempo, como o património cultural da Europa se desenvolve através das suas fronteiras”. A primeira Rota Cultural Europeia certificada foi, precisamente, o Caminho de Santiago, que celebrou em 2017 o seu 30º Aniversário.

Os Itinerários Culturais do Conselho da Europa destinam-se a promover o património cultural europeu, corporizando os valores fundamentais do Conselho da Europa: os direitos humanos, a diversidade cultural, o diálogo intercultural e os intercâmbios transfronteiriços.

A certificação “Itinerário Cultural do Conselho da Europa” é uma garantia de excelência. As redes de parceiros de cada rota implementam atividades e projetos inovadores em cinco áreas prioritárias de ação: a cooperação em pesquisa e desenvolvimento; a valorização da memória, história e património europeus; os intercâmbios educativos e culturais dirigidos aos jovens europeus; a cultura contemporânea e a prática artística, bem como turismo cultural e o desenvolvimento sustentável.

No caso do Caminho de Santiago, a Federação Europeia do Caminho de Santiago é a entidade responsável por coordenar esta rede e elaborar o requerimento de renovação de certificação, sendo portanto a entidade de referência para atribuição do certificado. A Federação Portuguesa do Caminho de Santiago encontra-se presentemente em processo de adesão à Federação Europeia, acedendo desta forma à possibilidade de estender às várias vias históricas de peregrinação portuguesas o Certificado de Rota Cultural Europeia, que atualmente se restringe ao Caminho Português Interior de Santiago (no troço Viseu – Chaves).

O Instituto Europeu dos Itinerários Culturais é um organismo especializado, sediado no Luxemburgo, e presta o apoio técnico ao programa, que beneficia de um suporte da Comissão Europeia.

 

Mais informação:

Rotas Culturais Europeias: https://www.coe.int/en/web/cultural-routes/all-cultural-routes

Federação Europeia dos Caminhos de Santiago: http://www.saintjamesway.eu/

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
X