Selo «Hospitalidade Jacobeia» – Apresentação

O SELO «HOSPITALIDADE JACOBEIA»

O Selo «Hospitalidade Jacobeia» é uma iniciativa da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago que visa diferenciar a oferta turística nacional, valorizando produtos e serviços de apoio ao peregrino do Caminho de Santiago, em Portugal. Objetiva-se uma melhoria da qualidade do atendimento e serviços oferecidos pelas entidades certificadas, atendendo às necessidades específicas dos peregrinos. Procura-se, em última análise, destacar o Caminho de Santiago, nas várias vias históricas de peregrinação a Santiago de Compostela existentes no nosso país, diferenciando-as na escala europeia, e aumentar a frequência de peregrinos nacionais e estrangeiros.

A entidade certificada com o Selo «Hospitalidade Jacobeia» terá vários benefícios:

  • Usufruir de vantagem competitiva e de marketing na diferenciação dos seus produtos e serviços, decorrentes da associação ao mérito de uma entidade de valorização do património jacobeu e das vias históricas de peregrinação, reconhecido nacional e internacionalmente.
  • Beneficiar de promoção diferenciada nos meios de comunicação institucional e/ou materiais promocionais da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago.
  • Possibilidade de usufruto da intermediação da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago junto de associações jacobeias, operadores turísticos, agentes académicos e institucionais, em escala internacional, para o estabelecimento de parcerias, programas ou outras formas de colaboração de interesse para o desenvolvimento da Estratégia Nacional para o Caminho de Santiago.

Trata-se de uma certificação isenta de custo para a entidade proponente.

QUEM SE PODE CANDIDATAR, E COMO?

Podem candidatar-se à atribuição do Selo «Hospitalidade Jacobeia» albergues de peregrinos, empreendimentos de alojamento turístico, estabelecimentos de restauração e bebidas, comerciantes de produtos locais, empresas de animação turística e de outros setores, devidamente licenciados, que se encontrem implantadas em território comprovadamente abrangido por rotas históricas de peregrinação a Santiago de Compostela.

O pedido de adesão ao selo «Hospitalidade Jacobeia» pode ser feito a qualquer momento, através do preenchimento do formulário da candidatura, disponibilizado pela Federação Portuguesa do Caminho de Santiago, o qual deve ser preenchido e remetido à Direção da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago, preferencialmente por email (fpcaminhodesantiago@gmail.com), com todos os elementos nele mencionados.

Segue-se a apreciação das candidaturas recebidas por parte da Direção da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago, tendo por base um sistema de qualificação pré-definido, sendo depois comunicado o resultado e entregue o Selo «Hospitalidade Jacobeia».

 

ASPETOS VALORIZADOS

Todas as candidaturas são avaliadas pela Direção da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago. O critério de qualificação para atribuição do selo corresponde à pontuação obtida pela entidade candidata na observância das informações prestada pelo respetivo formulário de candidatura.

Valorizam-se todos os serviços especializados ao peregrino devidamente credenciado, como a prática de descontos para alojamento e/ou refeições de peregrinos (por exemplo, o chamado «menu peregrino»), a prestação de informação especializada sobre o Caminho de Santiago em que opera (percurso, extensão, grau de dificuldade, serviços de apoio e contactos úteis), disponibilização de carimbo próprio para carimbar a credencial de peregrino, possibilidade de proporcionar transfer de/para ponto de fim/início de jornada, disponibilidade de um espaço fechado para estacionamento de bicicletas, oferta de serviços de lavagem/ secagem de roupa, entre outras vantagens que, com empatia e criatividade, possam diferenciar a oferta aos peregrinos de Santiago.

 

QUEM ATRIBUI O CERTIFICADO?

O Selo «Hospitalidade Jacobeia» é exclusivamente gerido pela Federação Portuguesa do Caminho de Santiago e atesta a garantia de qualidade de produtos e serviços aos quais foi atribuído, nas vertentes consideradas neste Regulamento, não se sobrepondo, nem substituindo a avaliação/ fiscalização de carácter legal, operativo e específico de cada um dos subsetores turísticos nele integrados. Todos os procedimentos de gestão e atribuição do selo são da competência da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago, enquanto entidade detentora e promotora do mesmo.

A Federação Portuguesa do Caminho de Santiago foi criada em maio de 2019, e resultou da necessidade de existência de uma organização que permitisse a concertação de todas as matérias relacionadas com os Caminhos de Santiago em Portugal, associando à volta deste projeto os Municípios, Associações de Peregrinos e todas as Instituições privadas ou públicas relacionadas com esta temática. A criação do Selo «Hospitalidade Jacobeia» é, precisamente, um corolário desta necessidade.

De facto, a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago tem como principais responsabilidades servir de plataforma de comunicação com as entidades nacionais (Turismo, Cultura, Igreja e Associações) e internacionais, através da Federação Europeia dos Caminhos de Santiago, Fundação Xacobeo e Instituto Cultural do Conselho da Europa; proceder à promoção dos Caminhos Portugueses de Santiago a nível nacional e internacional; organizar eventos, seminários e iniciativas, relacionados com a temática dos Caminhos de Santiago e ainda, tendo em vista o atual DL 52/2019 apoiar os procedimentos para as respetivas certificações dos Caminhos de Santiago Portugueses, assim como a Certificação como Itinerários Culturais Europeus.

 

CONTACTOS

  • Federação Portuguesa do Caminho de Santiago
  • E-mail: geral@fpcsantiago.pt
  • Telefones: +351 259 419 100/ +351 961 537 588
  • Rua Dr. Henrique Botelho. 5450-027 Vila Pouca de Aguiar

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