GUIA DE INCLUSÃO ULTREIA SUDOE promovido na FITUR pela FPCS em parceria com o Município de Vila Pouca de Aguiar

A participação da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago na FITUR’ 2025, a maior feira ibérica de Turismo, foi uma oportunidade para divulgar o projeto ULTREIA SUDOE, em particular o “Guia de Boas Práticas de Inclusão para os Gestores dos Caminhos de Santiago”, um recurso fundamental que visa promover a acessibilidade e a plena participação de todas as pessoas nos percursos de peregrinação, independentemente das suas necessidades especiais, idade, sexo, etnia ou qualquer outra circunstância pessoal.

O Guia foi recentemente lançado em língua castelhana, prevendo-se para breve a sua tradução para as restantes línguas dos parceiros, incluindo o português.

LINK: Guía de buenas prácticas de inclusividad para los gestores de los Caminos de Santiago – Interreg Sudoe

O projeto Ultreia Sudoe está a ser desenvolvido no âmbito do programa europeu Interreg Sudoe e em conjunto com entidades espanholas (Fundação Camino Lebaniego, Fundação Santa María la Real, Associação de Municípios do Caminho de Santiago Francés, Amica e Sociedade de Gestão do Plano Xacobeo); a Agência Francesa dos Caminhos de Compostela, em França; o Município português de Vila Pouca de Aguiar e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. A Federação Portuguesa do Caminho de Santiago é uma entidade associada do projeto, com responsabilidades na divulgação dos resultados e replicação das boas práticas. De referir que a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago também é membro ativo da Federação Europeia dos Caminhos de Santiago, à qual pertencem vários dos sócios do projeto Ultreia Sudoe.

O projeto ULTREIA-Sudoe foi aprovado em dezembro de 2023 com um orçamento total de 1.407.300 euros distribuídos pelos oito parceiros e 75% financiado pelo programa Interreg Sudoe. Continuará até 2026 e tem como objetivo criar uma estratégia transnacional que permita a replicação de determinadas ações em rotas de peregrinação e rotas culturais em cinco áreas do Sudoeste da Europa, incluindo Portugal.

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo