Nos próximos dias 16 e 17 de maio, a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago e a Câmara Municipal de Viana do Castelo promovem a segunda edição do Fórum Peregrino, com o objetivo de discutir temas atuais e relevantes para o desenvolvimento do Caminho de Santiago em Portugal, envolvendo as associações de peregrinos, as autarquias, as entidades religiosas, as entidades nacionais que tutelam a Cultura e o Turismo, a sociedade civil, as entidades de segurança pública, os operadores privados e o público em geral.
A importância da certificação do Caminho de Santiago como primeira Rota Cultural do Conselho da Europa, os desafios das autarquias para gerir os Caminhos, a relevância histórica dos traçados medievais, a dinamização económica dos territórios atravessados, o papel da hospitalidade e das associações no apoio ao peregrino, são apenas alguns dos temas em destaque, num evento que se pretende de franca participação e ampla reflexão estratégica, onde todos os atores do Caminho de Santiago possam dar a sua contribuição.
O evento inclui um primeiro dia de capacitação certificada, a realizar na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo (em que esgotou rapidamente uma centena de vagas), e um segundo dia de conferência, que terá lugar no Auditório Dr. Francisco Sampaio da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC).
A inscrição no segundo dia é gratuita e deve ser realizada no seguinte link: https://forms.gle/ShvR2vHtNt6RkdYm8
O Programa completo pode ser consultado em www.fpcsantiago.pt/eventos
Assim, dia 16 de maio, a Ação de Capacitação Certificada acontece no âmbito da Formação + Próxima e tem como tema “Itinerários Jacobeus – compreender o passado e desafios futuros”. Tem por objetivos compreender as origens do culto Jacobeu; valorizar as origens do sistema viário jacobeu, na definição dos itinerários de peregrinação; entender o significado de hospitalidade e a abrangência do trabalho das associações; avaliar a importância dos hospitaleiros na gestão e promoção dos equipamentos; conhecer as normas de sinalética e as dificuldades operacionais da sua implementação; reconhecer o acesso a oportunidades de financiamento; e enquadrar o Caminho e os desafios de gestão transfronteiriça, tendo a formação como destinatários os profissionais do setor da Informação Turística, Hotelaria, Turismo e Restauração e outros interessados.
Nessa noite, no Museu de Artes Decorativas, às 21h30, será apresentado publicamente o documentário “O Nosso Caminho”, produzido por Completa Mente, Lda. e realizado por Pedro Gil Vasconcelos. Segue-se o lançamento do livro e sessão de autógrafos do “Caminhos que faço meus”, editado por Ego Editora.
A 17 de maio, o Auditório Dr. Francisco Sampaio da ESTG-IPVC acolhe a conferência do II Fórum do Peregrino, que vai incluir uma assinatura de protocolo de colaboração com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, as mesas redondas “Caminho de Santiago, primeira Rota Cultural Europeia”, “Desafios na Gestão do Caminho de Santiago”, “Segurança e Hospitalidade no Caminho de Santiago”, testemunhos de peregrinos e momentos musicais.
Haverá um justo momento de Homenagem ao Dr. Paulo Sá Machado, historiador, ensaísta e animador cultural com um legado incomparável na dinamização do Caminho de Santiago em Portugal.
No painel de oradores, destaca-se a presença de especialistas internacionais de elevado gabarito, como o Presidente da Federação Europeia do Caminho de Santiago, Ildefonso de la Campa Montenegro, o Representante do Conselho da Europa, Eladio Fernandéz-Galiano, o antigo Diretor do Xacobeo, e atual representante do Município de Tui, Rafael Sanchez Bargiela e o Presidente da Fundação Espanhola dos Amigos do Caminho de Santiago, Celestino Lores. Na esfera nacional, incluem-se no painel de oradores representantes do Turismo de Portugal e da Entidade de Turismo do Porto e Norte, do Instituto Português de Património Cultural, da Guarda Nacional Republicana, entre tantas outras entidades com relevante papel no desenvolvimento da estratégia nacional para o Caminho de Santiago.