Município de Castro Daire

Apresentação

O Município de Castro Daire possui uma área de 380 km2, dividido por 16 freguesias. É um território onde se destaca a riqueza do património natural, com a Serra do Montemuro e Rio Paiva, que estão classificados como sítios importantes de conservação de espécies da fauna e flora. Está implementada uma rede de percursos pedestres, que contempla 9 no total e também 40 km do troço do Caminho Português Interior de Santiago.

Evidências do Caminho

O TROÇO DO CAMINHO PORTUGUÊS INTERIOR DE SANTIGO, NO MUNICÍPIO DE CASTRO DAIRE TEM UMA EXTENSÃO DE CERCA DE 40 KM, INICIA JUNTO À RIBEIRA DE CABRUM ATRAVESSANDO ZONAS FLORESTAIS, AGRÍCOLAS E RURAIS DESTACANDO-SE A RIQUEZA DO PATRIMÓNIO CULTURAL E RELIGIOSO AO LONGO DO CAMINHO, BEM COMO, O PATRIMÓNIO NATURAL E PAISAGÍSTICO.

Em Castro Daire, destaca-se a passagem por duas capelinhas dedicadas a Santiago, pelo Rio Paiva, integrado na rede Natura 2000, sítio do Rio Paiva, que nos apresenta paisagens maravilhosas em todo o seu percurso.

Também se realça a passagem pela Serra do Montemuro, integrada também na rede Natura 2000, sítio da Serra do Montemuro, que convida a passeios de jipe, bicicleta ou simplesmente a pé, durante os quais se pode observar aldeias típicas, águias de asa redonda, víbora cornuda, rebanhos de ovelhas e cabras, lebres ou até lobos ibéricos, entre outros.

Contactos da Entidade

Telefone: (+351)  232382214

Informação útil ao peregrino

O município de Castro Daire dispõem de uma Albergue para peregrinos do Caminho de Santiago, com alojamento gratuito, que tem capacidade para 16 pax.

Contactos úteis

Albergue de Ribolhos – 932 463 300 / 926 975 942

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
X