Município de Oliveira de Azeméis

Apresentação

Oliveira de Azeméis é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Aveiro, situada na Grande Área Metropolitana do Porto, região Norte e NUT III de Entre Douro e Vouga. É sede de um município que conta com 19 freguesias, distribuídas por 12 unidades territoriais.
Com 163,41 km² de área, o município é ocupado atualmente por cerca de 70 mil habitantes.
É limitado a nordeste pelo município de Arouca, a este por Vale de Cambra e Sever do Vouga, a sul por Albergaria-a-Velha, a oeste por Estarreja e Ovar e a noroeste por São João da Madeira e Santa Maria da Feira.
Oliveira de Azeméis é uma importante localidade desde tempos imemoriais, sendo um local com presença humana comprovada, desde pelo menos 2000 a.C., nos castros de Ul e de Ossela. Mais tarde, transformou-se num ponto de paragem das vias romanas de Conímbriga-Porto e Lisboa-Braga, da qual subsiste o marco miliário da milha XII.
Foi graças a esta posição privilegiada que se desenvolveu, atingindo o estatuto de vila e sede do concelho a 5 de Janeiro de 1799, por D. Maria I, e que culminou com a elevação a cidade a 16 de Maio de 1984.

Evidências do Caminho

O caminho que atravessa o município de Oliveira de Azeméis coincide na maior parte da sua extensão com o antigo grande eixo viário romano entre Lisboa e Braga, que se chamou mourisca nos séculos XI e XII, depois estrada real, e mais recentemente EN1 para o Porto que se fazia então por Mealhada, Avelãs de Caminho, Águeda, Albergaria-a-Velha, Vouga, Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba-Ul, Feira e Mosteiros de Grijó e Pedroso, e que foi percorrido por personagens ilustres como Confalonieri (século XVI) e outros viajantes italianos, como Nicola Albani (século XVIII).

O traçado do Caminho de Santiago no concelho de Oliveira de Azeméis totaliza 15,80 km.
Com início na freguesia de Pinheiro da Bemposta e terminando na Vila de Cucujães, existe por todo o território um património secular que atesta este caminho.
Destacam-se a Malaposta do Curval; as casas seculares, a fonte e o pelourinho do antigo concelho da Bemposta; a capela do Espírito Santo, isolada num pequeno morro, onde se guarda uma obra do renascimento coimbrão atribuída a João de Ruão; o antigo caminho medieval onde se localiza a antiga Ponte do Senhor da Ponte, no lugar de Silvares; a Igreja Matriz de Oliveira de Azeméis dedicada a S. Miguel e um marco que sinaliza o Caminho de Santiago, no jardim em frente; a medieva Ponte do Salgueiro e o Mosteiro de Cucujães, um dos mais antigos do país cuja data de fundação prova que é mais antigo que a própria monarquia no país, entre tantos outros testemunhos e paisagens que o caminhante mais atento poderá contemplar.

Na freguesia de Santiago de Riba-Ul está localizada a Igreja de Santiago, de feições barrocas, onde é visível a escultura do seu titular São Tiago, em calcário, do século XV, exposta num pequeno nicho ao centro da frontaria.
Se dentro do caminho o viajante já tem alguns pontos de interesse para visitar, querendo desviar-se do trajeto, também encontra outros motivos de interesse de onde se realçam: a Casa-Museu Ferreira de Castro, a Casa-Museu regional de Oliveira de Azeméis, o Parque de La Salette e o Parque Temático Molinológico.
Da visão ao olfato, é uma visita para despertar os sentidos. Para pernoitar, os viajantes podem descansar da viagem no quartel dos bombeiros ou no Mosteiro de Cucujães.

Contactos da Entidade

CÂMARA MUNICIPAL DE OLIVEIRA DE AZEMÉIS
Largo da República
3720-240 Oliveira de Azeméis
Telefone – 256 600 600 | N.º Verde – 800 256 600
Fax: 256 674 694
Email: geral@cm-oaz.pt
Site: http://www.cm-oaz.pt/
Redes sociais: www.facebook.com/azemeisvida | www.instagram.com/azemeisvida  | twitter.com/AzemeisVida

Informação útil ao peregrino

Para obter informação sobre o Caminho Português de Santiago, conselhos sobre a preparação para fazer o caminho e compra de credenciais, vieiras e outro merchandising, poderão contactar a Loja Interativa de Turismo de Oliveira de Azeméis.

Contactos úteis

CÂMARA MUNICIPAL DE OLIVEIRA DE AZEMÉIS
Largo da República
3720-240 Oliveira de Azeméis
Telefone – 256 600 600 | N.º Verde – 800 256 600
Fax: 256 674 694
Email: geral@cm-oaz.pt

LOJA INTERATIVA DE TURISMO
Rua Dr. Ernesto Soares dos Reis, 156
3720-256 Oliveira de Azeméis
Telf: 256 674 463
Email: turismo@cm-oaz.pt
Horário de funcionamento: De segunda a sexta feira| Das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 | Sábados, domingos e feriados | Encerrada

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
X