Município de Sever do Vouga

Apresentação

Com uma localização privilegiada, próximo de cidades como Aveiro, Coimbra, Porto e Viseu e dos principais eixos rodoviários como A1, A17, A25 e IC2, Sever do Vouga é um território abençoado pela generosidade da natureza, onde os rios e as quedas de água convidam à aventura e ao descanso, onde o artesanato mantém viva a tradição e os saberes e sabores genuínos da gastronomia atravessam gerações.

Com 130Km2 atravessados pelo rio Vouga e seus afluentes, o concelho possui cerca de 70% de mancha florestal, na qual repousam monumentos e estações arqueológicas. Com vestígios de arte rupestre, o Forno dos Mouros, a Necrópole da Anta da Cerqueira e do Chão Redondo e, ainda, a Anta da Capela dos Mouros e a Via Romana confirmam a passagem de povos pré-históricos. Já os pelourinhos, moinhos de água (alguns em funcionamento), eiras comunitárias e espigueiros são outros exemplos do património histórico edificado.

Todavia, é no património natural que mais se demora o olhar quando percorremos os caminhos ou vias do concelho. Ao longo dos anos, a Câmara Municipal tem investido fortemente na requalificação e valorização da paisagem, através de intervenções que geram um impacto positivo no território, conferindo aos locais as condições necessárias para atrair e receber os turistas. As Cascatas da Cabreia, da Fílveda, do Rio Gresso (Moinho Velho e Escarpas do Gresso) e a da Água d’Alte; os rios Lordelo e Gresso e as aldeias, com destaque para a Aldeia dos Amiais e a sua Eira Comunitária contígua e sobranceira ao plano de água da Albufeira de Ribeiradio-Ermida, a Ribeira de Carrazedo, o Morro do Castêlo, o rio Vouga e a Ponte do Poço de S. Tiago, ex líbris do concelho, são alguns exemplos de rara beleza que foram potenciados através de intervenções.

A riqueza paisagística projeta-se ainda em outros pontos de interesse turístico, como a Praia Fluvial Quinta do Barco, o Parque do Areeiro, o rio Alfusqueiro, as Pedras Talhadas e a Ecopista do Vale do Vouga que percorre o Sítio Rede Natura 2000 Rio Vouga e atravessa Sever do Vouga, unindo dois concelhos: Albergaria-a-Velha a jusante do rio Vouga e Oliveira de Frades, a montante do mesmo. O Parque Urbano da Vila, também um ícone de referência paisagística, é outro exemplo de locais intervencionados pela autarquia. Ali encontram-se instalados dois importantes equipamentos culturais: a Biblioteca e o Museu Municipal que, juntos, são responsáveis por uma oferta cultural e recreativa variada cuja qualidade da programação tem sido reconhecida através de prémios e menções honrosas. E porque uma mente sã exige um corpo igualmente saudável, estão à disposição percursos de manutenção e um Parque Geriátrico.

As áreas verdes nas ruínas das Minas do Braçal, que adivinham a beleza inconfundível dos seus jardins envoltos na paisagem autóctone também surpreendem o visitante que encontra ali o cenário ideal para prática dos desportos de natureza e de observação. Existe, igualmente, uma rede de percursos pedestres, no seu total dez, de grande valor paisagístico e patrimonial, que merece ser percorrida.

Os desportos de natureza também têm no rio Vouga um palco privilegiado para diferentes atividades. Além de adrenalina, o Vouga oferece, ainda, um dos produtos gastronómicos mais emblemáticos, a lampreia, que junto com a vitela assada com arroz de forno e o cabrito, fazem as delícias de quem os saboreia, assim como a doçaria regional, em que o mirtilo e a laranja são os principais produtos.

Quem se determina a visitar Sever do Vouga pode beneficiar também da oferta anual de eventos, que em conjunto com outras iniciativas complementares, fazem Sever do Vouga acontecer em diferentes vertentes.

Evidências do Caminho

No Município de Sever do Vouga, o traçado do Caminho Português Interior de Santiago “Caramulo e Vale do Vouga”, inicia no território de Sever do Vouga no limite do concelho com o de Oliveira de Frades, no lugar da Ereira por um caminho rural paralelo ao Troço da Via Romana, seguindo por um caminho pedonal que passa por baixo do viaduto da A25 até ao centro da freguesia das Talhadas.  Seguidamente, toma a estrada municipal à direita da Igreja Matriz em direção ao lugar Silveira, descendo por caminhos rurais até ao lugar de Soutelo na União de Freguesias de Cedrim e Paradela. Continua em direção ao lugar de Penouços, até Paradela do Vouga, passando pelo lugar das Hortas, donde se avista uma panorâmica sobre o Vale do Vouga e as freguesias de Pessegueiro e de Sever do Vouga.  Aí toma-se o caminho em direção à Ecopista do Vouga, junto da antiga estação de Paradela, agora requalificada para Eco-Café e serviço de apoio aos caminhantes e ciclistas da Ecopista do Vouga. O percurso tem a sua continuidade nesta Ecopista, que atravessa paisagens deslumbrantes sobre o vale do rio Vouga, os famosos túneis da antiga Linha do Vale do Vouga, e a antiga ponte ferroviária, Ponte do Poço de S. Tiago, ex-libris do concelho, considerada a mais alta ponte do país construída em alvenaria, seguindo até ao limite do concelho com o de Albergaria-a-Velha.

Dentro deste traçado salientamos alguns locais de interesse que vale a pena visitar:

  • Troço da Via Romana
  • Centro da freguesia de Talhadas requalificada com o granito da região
  • Vista sobre a costa lagunar da Ria de Aveiro
  • Aldeias e povoados, com campos agrícolas e de plantação de mirtilos
  • Panorâmica sobre o ale do rio Vouga e freguesias de Pessegueiro do Vouga e a Vila de Sever do Vouga
  • Antigo edifício da fábrica das Massas Vouga, agora requalificado em parte para centro de inovação e área de acolhimento empresarial, “Vouga Park de Sever do Vouga”
  • Paisagem ao longo da Ecopista do Vouga e o vale do rio Vouga
  • Túneis da antiga linha do vale do Vouga
  • Ponte do Poço de S. Tiago.

Contactos da Entidade

Largo do Município, nº 1

3740-260 Sever do Vouga

Câmara Municipal: Tel:  + 351 234555566

Email: cm.sever@cm-sever.pt

Informação útil ao peregrino

Centro da freguesia de Talhadas  (restauração, cafés/bares, padarias, ATM, farmácia*, ver informação Guia Turístico)

Estação de Paradela – Eco Café  Tel: 234 598 431 (Processo de mudança de gerência)

Farmácias próximas da rota:

  • Farmácia União – contacto: Tel: 234 561 116
  • Farmácia Vouga – contacto: Tel: 234 551 176

Ferramentas digitais

Página web do município www.cm-sever.pt, onde pode encontrar o guia, links dos vídeos, do museu, do CAE e da BM + referências às edições)

Facebook: www.facebook.com/municipioseverdovouga

Instagram: www.nstagram.com/municipioseverdovouga

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCZlWAjjRO6N8t2b8I1hb6wQ

Contactos úteis

Bombeiros   Voluntários de Sever do Vouga –   Tel: + 351 234 555 738

Guarda Nacional Republicana – Tel: + 351 234 551 225

Centro de Saúde de Sever do Vouga – Tel: + 351 234 590 450

Posto de Turismo de Sever do Vouga  –  Tel:  + 351 234555566 – Ext  356

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
X