Município de Tomar

Apresentação

O concelho de Tomar tem uma área de 351.2 Km2 e situa-se no centro geográfico do país, no distrito de Santarém, integrando a sub-região do Médio Tejo.

Como concelhos limítrofes tem a Nordeste o de Ferreira do Zêzere, a Este o concelho de Abrantes, a Sul o de Vila Nova da Barquinha, a Oeste/Sudoeste o concelho de Torres Novas e a Noroeste o de Ourém.

Situado na margem direita do rio Zêzere (principal afluente do rio Tejo), é atravessado pelo rio Nabão que divide a cidade de Tomar. Constitui um espaço natural de grande valor patrimonial e turístico integrando também a Albufeira do Castelo de Bode.

O concelho de Tomar apresenta uma irregular distribuição da população por freguesia, constatando-se ser a freguesia de Santa Maria dos Olivais a que regista o valor mais elevado neste índice, seguida a freguesia de S. João Baptista (constituindo a União de Freguesias de Tomar).
As freguesias localizadas a Sudoeste (Asseiceira, Carregueiros, Paialvo, Madalena e Beselga) apresentam valores entre 100 a 200 hab./Km2.
São Pedro, Serra e Junceira, Casais e Alviobeira, Além da Ribeira e Pedreia constituem um conjunto de freguesias cuja densidade populacional oscila entre os 60 e os 100 hab./Km2. As restantes freguesias (Sabacheira e Olalhas) apresentam os valores mais baixos (20 a 60 hab./Km2).

Evidências do Caminho

Tomar, pela sua situação privilegiada – ponto central entre Lisboa e Porto, com garantia de defesa e hospitalidade pelo Castelo dos Templários desde o séc. XII e, posteriormente pela Ordem de Cristo – foi um dos pontos fundamentais do Caminho Português. Um dos principais acessos ao castelo e convento de Cristo tem a designação de Calçada de Santiago. Este topónimo, bem como vários relatos escritos no séc. XVII e XVIII documentam que o Caminho passava por Tomar e pelo Convento de Cristo, monumento hoje classificado como Património da Humanidade.

Este percurso que se inicia no Grou-Asseiceira, passando na capela de S. Lourenço, pelo Convento de Cristo, centro histórico, ponte gótica de Peniche – Casais, Soianda e Chão das Eiras está devidamente assinalado com setas amarelas.

Contactos da Entidade

Telefone: +351 249329823

E-Mail: turismo@cm-tomar.pt

Informação útil ao peregrino

Albergues: D.Dinis (Asseiceira) – GPS 39.674521, -8.376164
Calvinos (Casais e Alviobeira) – GPS 39.522186, -8.403840
Credencial (carimbo): Posto de Turismo de Tomar;
Convento de Cristo;
Igreja de São João Baptista;
Igreja Santa Maria do Olival

Contactos úteis

Posto de Turismo de Tomar: 249329823; turismo@cm-tomar.pt
Convento de Cristo: 249324090; geral@ccristo.dgpc.pt
portaria saída (acesso direto exterior junto ao estacionamento dos autocarros): 249324090
Igreja de São João Baptista: 249312611
Igreja de Santa Maria dos Olivais: 249312611

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
X