Península de Setúbal passa a integrar Caminho de Santiago

Península de Setúbal passa a integrar Caminho de Santiago

O Caminho de Santiago da Península de Setúbal, integrante do Caminho de Santiago – Caminho Central Português, foi apresentado no dia 25 de julho, na Igreja de Santiago (Castelo de Palmela), no âmbito das Comemorações do Dia de Santiago.

Vai ter uma extensão de cerca de 90 km, com a terceira etapa a passar pelo concelho de Palmela. A criação deste caminho, que faz com que a região passe a integrar o Caminho Central Português, resulta de um trabalho conjunto dos Municípios de Palmela e Setúbal e da Associação de Peregrinos Via Lusitana, que realizou o estudo para a definição do traçado, em estreita colaboração com as autarquias. Paulo Fernandes, responsável técnico da Associação, explicou que este caminho está dividido em quatro etapas: Casebres – Águas de Moura (30 km), Águas de Moura – Setúbal (24 km), Setúbal – Vendas de Azeitão (18 km) e Vendas de Azeitão – Barreiro (17 km).

A terceira etapa (Setúbal – Vendas de Azeitão) passa pelo concelho de Palmela, possibilitando que as/os peregrinas/os possam aproveitar para conhecer o Castelo. A entrada no concelho será feita pela Asseca, seguindo depois as/os peregrinas/os pela Baixa de Palmela, até ao Centro Histórico da Vila de Palmela e, de seguida, até à Serra do Louro, com passagem pelos moinhos e pelo Castro de Chibanes, onde vão poder desfrutar das paisagens e do contacto com a natureza.

Paulo Fernandes explicou que os próximos passos deste trabalho são a sinalização do percurso e a criação de albergues. O Município de Palmela está  a trabalhar para que, em breve, haja um albergue no concelho e a Câmara de Setúbal vai disponibilizar para o efeito a Pousada da Juventude e a Casa das Quatro Cabeças.

 

Fonte: https://www.publituris.pt/2021/07/27/peninsula-de-setubal-passa-a-integrar-caminho-de-santiago

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
X