10º Aniversário da Federação Europeia do Caminho de Santiago

A Federação Portuguesa do Caminho de Santiago celebra, no próximo dia 30 de Junho o 10º Aniversário da Federação Europeia do Caminho de Santiago.

Este evento tem como objetivo assinalar uma década de atividades em prol do desenvolvimento e da divulgação do Caminho de Santiago em toda a Europa, e apresentar publicamente as ferramentas digitais que foram desenvolvidas no âmbito do projeto europeu Creative Loci Iacobi, financiado pelo Conselho da Europa através da linha de apoio COSME.

Destaque também para a integração da Federação Portuguesa na sua congénere europeia. O Município de Vila Pouca de Aguiar tem sido o representante nacional, de forma exclusiva, sendo objetivo desta ação a incorporação de uma segunda entidade portuguesa na Federação Europeia, esta de âmbito nacional e, a possibilidade de, no futuro próximo, estender aos restantes Caminhos de Santiago Portugueses, o selo de Rota Cultural Europeia do Conselho da Europa, do qual beneficia atualmente apenas o Caminho Interior (Viseu – Chaves).

No evento, está confirmada a participação de elementos das comitivas europeias, além evidentemente da portuguesa, como:

Polónia (atuais presidentes da FECS): Piotr Całbecki, Marcin Drogorób, Jacek Gajewski

Lituânia: Algis Kašėta, Gintarė Jociunskaitė, Dainius Varnas

França: Clemence Damians

Espanha: Galiza – Laura María González-Dopeso Portela; Astúrias – Pablo Leon Gasalla

Holanda: Manon Luijten

A Região da Cantábria (Fundação Caminho Lebaniego) também estará presente, pois será votada a sua integração na Assembleia Geral, que se realiza na véspera.

Entre os convidados para a cerimónia destacam-se, além das comitivas europeias, as principais entidades regionais e nacionais relacionadas com o tema dos Caminhos de Santiago e, claro está, todos os Membros Atuais da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago.

Este evento é organizado pela Federação Europeia do Caminho de Santiago, pela Federação Portuguesa do Caminho de Santiago e pelo Município de Vila Nova de Gaia.

Pode consultar o programa aqui : https://we.tl/t-AE76yQx1X5

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
X