Entre os dias 22 e 24 de maio, decorreu em Vila Pouca de Aguiar o III Fórum Peregrino, uma iniciativa organizada pela Federação Portuguesa do Caminho de Santiago e pelo Município de Vila Pouca de Aguiar, que reuniu entidades nacionais e internacionais em torno da valorização dos Caminhos de Santiago.
Conferência «III Fórum Peregrino»
O primeiro dia foi dedicado à Conferência, no Casino de Pedras Salgadas, contando com uma Sessão de Abertura marcada pela presença de Ana Rita Dias, Presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar e da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago, de António Augusto de Oliveira, Bispo de Vila Real, Ildefonso de la Campa Montenegro, Presidente da Federação Europeia do Caminho de Santiago, e Jorge Sobrado, Vice-Presidente da CCDR-N.
Seguiu-se um momento de homenagem ao historiador Francisco Singul, figura de referência no estudo e valorização do património jacobeu.
A manhã prosseguiu com a Mesa Redonda 1, dedicada ao projeto Ultreia SUDOE, onde se falou sobre acessibilidade no Caminho, desenvolvimento rural, sustentabilidade e impactos das alterações climáticas na peregrinação.
Durante a tarde, as reflexões continuaram com as Mesas Redondas 2 e 3, centradas numa reflexão sobre o turismo sustentável e sobre a arte e o património jacobeus.
Foi ainda feita a entrega de novos Selos de Hospitalidade Jacobeia a unidades que se destacam pelo acolhimento ao peregrino, tendo-se também dado as boas vindas a um novo recém-associado, o Município de Ansião.
Entre cada mesa redonda, os participantes ouviram testemunhos de peregrinos, que partilharam as suas vivências durante o caminho.
O dia terminou com a assinatura de um protocolo de colaboração entre a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e um momento cultural protagonizado pelo Grupo de Cantares da ACREPES.
Ação de Capacitação
O segundo dia foi dedicado à Ação de Capacitação Certificada, no auditório da Santa Casa da Misericórdia de Vila Pouca de Aguiar, sob coordenação da Escola de Hotelaria de Lamego e do Turismo de Portugal, no âmbito da iniciativa Formação + Próxima.
A formação abordou temas centrais para a qualificação da experiência peregrina, como a arte e o património jacobeu e a acessibilidade no Caminho de Santiago. Durante a tarde, os participantes aprofundaram os temas da hospitalidade e a adaptação do alojamento às necessidades do peregrino, bem como a sinalética e manutenção dos itinerários, contribuindo para um debate profundo e técnico sobre as prioridades atuais dos Caminhos de Santiago.
Caminhada Inclusiva
O último dia, 24 de maio, foi dedicado à experiência no caminho, com a realização de uma caminhada inclusiva no troço do Caminho Português de Santiago Interior, entre Parada de Aguiar e Sabroso de Aguiar em colaboração com a associação AMICA.
Durante a sua estadia em Vila Pouca de Aguiar, esta entidade realizou um levantamento de acessibilidade ao longo do troço concelhio do Caminho Português de Santiago Interior.
Os participantes tiveram ainda a oportunidade de visitar os albergues da região, reforçando o contacto direto com as estruturas de apoio ao peregrino.

















































































