Organização do Simpósio Hospitalidade Jacobeia, em Castro Daire

No âmbito da iniciativa Hospitalidade Jacobeia, organizada pela Federação Portuguesa do Caminho de Santiago e pelo Município de Castro Daire, decorreu no dia 12 de novembro de 2021 um Simpósio dedicado ao tema, que contou com um ilustre painel de oradores.

O Pe. João Carlos Morgado em representação da Diocese de Lamego apresentou sobre o tema da Hospitalidade Jacobeia uma perspetiva espiritual e religiosa. Don Ildefonso de la Campa Montenegro, da S.A. Xestion do Plano Xacobeu refletiu sobre o Fenómeno Jacobeu na Península Ibérica. O Prof. Dr. Romero Bandeira, Médico, partilhou várias considerações sobre os cuidados de saúde ao peregrino ao longo da história da Medicina. Carla Silva, representando o Albergue de Peregrinos de Vairão discutiu os desafios que se colocam ao hospitaleiro. Pedro Gil Vasconcelos, Jornalista e Escritor deu-nos o seu olhar como peregrino escritor. A Profª Drª Patricia Fra Lopez, da Faculdade de Filologia da Universidade de Santiago de Compostela, citou o exemplo dos testemunhos pela pena Literária, no feminino. Finalmente, a Drª Ana Rita Dias, Presidente da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago apresentou o Selo Hospitalidade Jacobeia.

As boas vindas aos participantes foram dadas pelo Sr. Presidente da Câmara de Castro Daire, Dr. Paulo Almeida. A Organização agradece o inestimável contributo de cada um dos oradores para o tema da Hospitalidade Jacobeia, bem como a reportagem fotográfica do evento, gentilmente cedida pelo Município de Castro Daire.

 

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
X